História Viva Ouvir e Contar

O Projeto História Viva Ouvir e Contar tem por objetivo principal, por meio da contação de histórias, aproximar crianças e idosos fragilizados.

  • Este projeto consiste no resgate e registro das histórias reais vividas por idosos bem como no resgate e registro das histórias fictícias relatadas por eles.
  • Posteriormente essas histórias serão transformadas em contos de fadas, que servirão para serem contadas a crianças em situação de fragilidade, em hospitais ou casas lares.
  • Quando essas histórias são contadas, as crianças são convidadas a fazer um desenho, poesia ou música com base no que ouviram.
  • Esse material com a interpretação infantil é entregue ao idoso autor da história. Essa ponte entre gerações faz com que os idosos se sintam valorizados, tendo suas memórias reavivadas e suas histórias reinterpretadas pelo olhar inocente de uma criança.

Confira quem são os voluntários que fazem esse Projeto acontecer: Voluntários do Ouvir e Contar

Fotos do Projeto

Etapa Ouvir – Caçadores de Histórias


Etapa Transformar – Encantadores de Histórias


 

Etapa Contar para as Crianças – Contadores de Histórias


 

Etapa Arte da Criança – Contadores de Histórias

Ponte entre Gerações – Recompensadores de Histórias


O ineditismo do Ouvir e Contar rendeu ao Instituto História Viva em 2010 o Selo de Finalista do Prêmio Cultura Viva, uma honraria do Ministério da Cultura concedida às instituições em reconhecimento às boas práticas culturais desenvolvidas em todo o território brasileiro.

O Projeto Ouvir e Contar também foi o projeto base para o Prêmio Instituto HSBC de Solidariedade – Prêmio Zilda Arns 2011, no qual a gestora e fundadora do Instituto História Viva, Roseli Bassi, foi contemplada na categoria educação, como ponto de referência para o desenvolvimento da educação no território brasileiro, que é tomado pelo exemplo de Zilda Arns, grande ativista e defensora do direito das crianças.

A criança ao aprender e perceber valores com um idoso ou pessoas que já atingiram uma posição de destaque em sua carreira de vida adquire respeito por essa sabedoria, começando então a prestar a atenção e a admirar o outro de forma humilde e interessada, valorizando a tradição e desejando para si esta experiência de vida enriquecida pelos anos. O ancião ou pessoa inspiradora, por sua vez, ao ensinar, renova seu conhecimento ao percebê-lo através dos olhos infantis, revive as boas lembranças, consolida sua auto-estima e faz valer toda a sua trajetória repleta de ensinamentos a oferecer.

No contato entre velhos e jovens verifica-se um enriquecimento mútuo:

os idosos melhoram a atenção, a memória, a saúde e o humor; e os jovens ganham em paciência, em humildade e enriquece a sua cultura. Através dessa troca o conflito pode transformar-se em parceria e a intolerância dar lugar à integração para novos passos mais construtivos.

A situação que se espera alcançar é uma melhoria no rendimento escolar das crianças e jovens atendidos, aumento da procura deles a biblioteca, amenizar o ciclo de violência e um enriquecimento de valores em virtude do contato com as experiências de vida dos mais velhos.

Objetivos Específicos

  • Promover uma “Ponte entre Gerações”, aproximando crianças e idosos fragilizados e em situação de abandono. Promovendo pontos positivos para ambos gerações, sendo a valorização do idoso pela criança, por meio de sua história de vida reinterpretada pela olhar da criança e do aprendizado oferecido pelo idoso a criança, pela sua sabedoria de experiência de vida.
  • Promover o incentivo à leitura de crianças e jovens com deficiência visual e com câncer;
  • Gerar produtos culturais a partir das histórias ouvidas e contadas por meio desse projeto (livros, exposições e etc.);
  • Melhorar a qualidade de vida dos idosos abrigados, aumentando a sua auto-estima pela valorização da sua história de vida, que culminará no cumprimento dos objetivos anteriores.

 
Vídeo – Faça Pessoas Felizes!

Receba a sua Newsletter

E-mail:

Faça Pessoas Felizes!

Quero Participar

Facebook

Fotos e Vídeos

História Viva p/ Ouvir e Contar

Baixe o livro

PDF – Clique Aqui

E-Book – Clique Aqui