A Arte de Encantar para Educar

O Projeto A Arte de Encantar para Educar tem por objetivo melhorar a qualidade de vida das crianças retiradas das famílias em situação de risco e que são enviadas temporariamente para casas lares.

Segundo a Declaração Nacional dos Direitos das Crianças – UNICEF, 1959:

A criança tem direito a receber educação escolar, a qual será gratuita e obrigatória, ao menos nas etapas elementares. Dar-se-á à criança uma educação que favoreça sua cultura geral e lhe permita – em condições de igualdade de oportunidades – desenvolver suas aptidões e sua individualidade, seu senso de responsabilidade social e moral. Chegando a ser um membro útil à sociedade.

O Instituto História Viva tem a mesma missão, de por meio da contação de histórias, incentivar o hábito da leitura e a construção e disseminação da cultura e também de desenvolver o espírito crítico, além de oferecer através do imaginário fantástico das histórias um ambiente onde a criança consiga brincar, experimentar e se conhecer.

Fotos do Projeto

 

 

 

 

O projeto a ser implantado nas casas lares possui o objetivo e meta congruentes, sendo que para aliá-los só é necessário direcionar o planejamento da contação de histórias já efetuado em outros projetos do História Viva, para a utilização de livros específicos que sejam trabalhados temas como a valorização humana, ponto principal a ser trabalhados com as crianças. O projeto possibilita uma série de melhorias na para esse público, pois o incentivo à leitura e estímulo à imaginação é essencial para o saudável desenvolvimento intelectual e emocional dos indivíduos, trabalhando a educação e na saúde da criança, sendo que essa metodologia o faz perceber a sua identidade como cidadão.

Música, interpretações teatrais e jogos recreativos pedagógicos complementam as atividades realizadas pelos voluntários neste projeto, com a supervisão e acompanhamento de um arte educador que orienta-os quanto a aplicação do projeto e cumprimento do cronograma pré elaborado, além de direcionar as atitudes de comportamento dos voluntários perante as crianças e analisar a receptividade das crianças com relação aos contadores.

O Projeto Contadores de Histórias em Abrigos visa contribuir no desenvolvimento pessoal dessas crianças de forma qualitativa, impactando na sociabilidade, melhoria no rendimento escolar, incentivo a leitura e redução do stress, por meio dos benefícios da contação de histórias.

O trabalho ocorre mediante as visitas semanais nos abrigos, no qual um grupo de contadores voluntários se reúne para efetuar a atividade proposta pelo líder da equipe, que planeja e motiva o seu grupo.

Objetivos Específicos

  • Melhoria no rendimento escolar e no processo da leitura e redução de evasão escolar dos internos das casas lares (mantidas pela Prefeitura de Curitiba), procurando ampliar o atendimento a várias casas que abrigam menores em situação de risco;
  • Promover o incentivo à leitura de crianças e jovens;
  • Gerar produtos culturais a partir das histórias ouvidas e contadas por meio desse projeto (livros, exposições e etc.) – criando oficinas de contação de histórias para crianças e jovens;
  • Melhorar a qualidade de vida das crianças e jovens abrigados, aumentando a sua auto-estima através de trabalhos de valorização humana.

Receba a sua Newsletter

E-mail:

Faça Pessoas Felizes!

Quero Participar

Facebook

Fotos e Vídeos

História Viva p/ Ouvir e Contar

Baixe o livro

PDF – Clique Aqui

E-Book – Clique Aqui