fev
4
2019

19 livros infantis para formar adultos com consciência ambiental

Monteiro Lobato, Ruth Rocha, Ziraldo, André Neves, Shel Silverstein e muitos outros escritores e ilustradores em histórias de respeito e reverência à natureza.

O Brasil é um dos países com maior biodiversidade do mundo, com uma multiplicidade de florestas tropicais e espécies de fauna e flora a perder de vista. Além disso, favorecidos por nossa posição geográfica – o país está posicionado bem no meio da Placa Sul-Americana – somos bem servidos de um privilégio do ponto de vista ambiental, o que faz daqui um lugar praticamente a salvo de eventos naturais como vulcões, maremotos e terremotos.

“O país abriga também uma rica sociobiodiversidade, representada por mais de 200 povos indígenas e por diversas comunidades – como quilombolas, caiçaras e seringueiros, para citar alguns – que reúnem um inestimável acervo de conhecimentos tradicionais sobre a conservação da biodiversidade.” (Fonte: Ministério do Meio Ambiente)

No entanto, na História recente do país, não faltam exemplos de como essa narrativa foi e vem sendo deturpada. O meio ambiente brasileiro tem sofrido exponencialmente os impactos nocivos da ação do homem. Para citar somente algumas, desmatamento, mineração e exploração de recursos feitos de forma irresponsável resultam ano após ano em danos irreversíveis do ponto de vista natural e social.

Nos últimos três anos, o Brasil sofreu dois dos seus maiores marcos de revés ambiental: Mariana, em 5 de novembro de 2015, e Brumadinho, no dia 25 de janeiro de 2019. Ambos ocorreram em função do rompimento de barragens no Estado de Minas Gerais, acarretando a liberação de toneladas de lama tóxica nas bacias hidrográficas do Rio Doce e Rio Paraopeba. Tudo isso a um custo ambiental e humano imensurável.

O que isso tem a ver com as crianças?

Falar de preservação ambiental com as crianças, então, deve ser uma preocupação de uma educação que se preocupe em formar próximas gerações mais conscientes e responsáveis. Nesse sentido, a literatura pode ajudar. Afinal, conversar sobre natureza e conservação com os pequenos não se trata apenas de apresentar biomas e classificar espécies, e sim de despertar desde cedo o respeito pela natureza como parte do que somos.

Clique aqui e confira a lista completa de  livros infantis para formar adultos com consciência ambiental.

 

Fonte: Lunetas.

Sobre o autor: Agência Polvo

Comentários fechados.

Receba a sua Newsletter

E-mail:

Faça Pessoas Felizes!

Quero Participar

Facebook

Fotos e Vídeos

História Viva p/ Ouvir e Contar

Baixe o livro

PDF – Clique Aqui

E-Book – Clique Aqui